domingo, 10 de junho de 2012

AMAZÔNIA TEMA DO CULTO DE MISSÕES DE JUNHO

   RELATÓRIO  DE  MISSÕES NA AMAZÔNIA

                                  OREMOS PELOS INDÍGENAS DO BRASIL

O Brasil indígena é formado por 228 etnias(povos) conhecidas e oficialmente reconhecidas, 27 isoladas, 10 parcialmente isoladas, 9 possivelmente extintas (sem comprovação conclusivas, 41 ressurgidas e 25 ainda a pesquisar, totalizando 340 grupos. A população aproximada em 2010 é de 616.000 indígenas. Cerca de 60% da população indígena brasileira habita a Amazônia Legal, composta pelos estados do Amazonas. Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. Neste universo de diversidade encontram-se as 121 etnias pouco ou não evangelizadas. São aquelas a que o evangelho de Cristo, ainda não chegou, ou foi comunicado apenas a uma parte do grupo. Este têm sido um dos alvos de oração e também de esforço missionário. O DAI-AMTB (Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasileiras) reúne 41 agências missionárias filiadas, as quais abrigam missionários vinculados a mais de 120 diferentes denominações evangélicas. Juntamente com outros movimentos parceiros, como o CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas).
Temos atualmente no Brasil 2 Bíblias completas e 32 Novos Testamentos traduzidos para línguas indígenas. Resultado do esforço de dezenas de igrejas enviadoras, 7 agências missionárias, 66 tradutores e mais de 150 falantes nativos diretamente envolvidos no processo. De acordo com Paulo Bottrel, do Banco de Dados do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras, existe atualmente 52 projetos de tradução bíblica em andamento para línguas indígenas brasileiras. O que podemos concluir a partir dos dados acima é que muito já foi feito em termos de tradução bíblica no Brasil. É mais de meio século de história e os grupos que já têm a Palavra e aqueles que estão sendo alvos de tradução somam 86 línguas. Grande parte é resultado do esforço de igrejas, agências e missionários estrangeiros, mas a igreja brasileira também tem respondido de forma positiva nas últimas décadas ao desafio de tradução. A tradução tem contribuído para o surgimento de igrejas indígenas fortes e com liderança autóctone( indígena).
A palavra de Deus nos avisa em MT 24. 14 " E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, vira o fim." Há muito a ser feito no Amazonas, No Vale do Javari por exemplo vivem cerca de quatro mil índios distribuídos entre doze povos distintos, entre os quais diversos grupos e subgrupos indígenas ainda estão isolados. A relação destes com a população regional tem sido marcada por conflitos, animosidade e mortes.

 O Amazonas possui um grande território e um dos maiores rios do mundo. São 62 Municípios e várias comunidades isoladas, e em todos estes locais existem pessoas sedentas, com grande sede da Palavra de Deus, e quando se fala de sede nos lembra de água, água que satisfaz o corpo, a alma e o espírito.

PRECISAMOS ORAR PELO POVO DA AMAZÔNIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário